METODOLOGIA

As favelas representam oportunidades para o desenvolvimento sustentável- para além de modelos formais tradicionais — com base nas inúmeras qualidades das próprias favelas.  A Rede Favela Sustentável trabalha para reconhecer, fortalecer e desenvolver modelos concretos para o desenvolvimento sustentável das favelas do Rio de Janeiro, catalisando sinergias de maneira transversal através dessas iniciativas.

Objetivos Temáticos da Rede Favela Sustentável

A RFS atua sobre onze objetivos temáticos transversais e interconectados, cada um refletindo objetivos claros para as favelas do Rio de Janeiro. A primeira camada apresenta os objetivos transversais que possibilitam que os diversos eixos dialoguem entre si: (1) justiça climática (tema guarda-chuva), (2) educação e pesquisa socioambiental e (3) elaboração de políticas públicas participativas. A camada central traz os objetivos que falam sobre quem somos e o que nutrimos no mundo: (4) cultura e memória local, (5) soberania alimentar, (6) saúde coletiva e (7) economia solidária. Na base temos os temas que garantem os direitos básicos: (8) direito ao saneamento básico, (9) justiça energética, (10) transporte justo e (11) moradia sustentável.

 

Conheça cada Eixo Temático:


“Eu quase desisti do meu projeto socioambiental, mas continuei porque quando vemos a Rede crescendo sabemos que não estamos sós!”

– Depoimento no Grande Encontro Anual 2019


 

Abordagem Baseada em Ativos

Utilizamos uma abordagem baseada em ativos, focada nas qualidades e potências das favelas, e trabalhamos para incubar um formato de integração urbana altamente participativa, controlada pelos moradores. Incubamos programas de apoio às favelas do Rio de Janeiro entendendo sua relevância para o mundo. Pois assentamentos informais urbanos constituirão um terço da população mundial até 2050. Documentamos todas as atividades e trabalhos que realizamos, para servirem de inspiração.

 

A Rede Favela Sustentável está comprometida com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para 2030.

Como o trabalho da RFS se encaixa? Buscamos construir cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11—a copa da nossa árvore), reconhecendo que isso é impossível sem primeiro promover justiça social (ODS 16—o tronco). Vejamos os outros ODS como folhas e galhos na árvore, parte do processo de construção de uma cidade ou comunidade sustentável. Porém, insistimos na necessidade de localizar os ODS. Sem isso, não há nada. Este processo de localização—detectando o que está faltando nos ODS—é representado pelas raízes na nossa árvore, onde destacamos (1) o direito a raizes e pertencimento; (2) a necessidade de autonomia e controle popular; (3) a importância de canais diretos com os governos; e (4) representação justa e não-generalizante na mídia.