O que é?
Um grande festival de soluções e cultura socioambientais, com atividades e diálogos da Rede Favela Sustentável voltados para o grande público. União de iniciativas e vivências de cada eixo de atuação da RFS realizando oficinas, rodas de conversa, dinâmicas, exibição, exposição, terapia, apresentações e mais. Desde 2024, o evento tornou-se um marco para a cidade do Rio de Janeiro, entrando para a agenda da RFS como uma celebração anual, a princípio, acontecendo sempre no sábado após o Dia das Crianças.
2º Festival Favela Sustentável (2025)
Favela no Centro das Soluções Climáticas
Reunindo 1300 pessoas no sábado, 18 de outubro, na Fundição Progresso, Lapa, Centro do Rio de Janeiro, o 2º Festival Favela Sustentável trouxe 140 atividades em uma grande troca de conhecimentos e tecnologias ancestrais de 100 favelas e com o grande público.
O 2° Festival Favela Sustentável reafirmou o seu papel de reunir soluções socioambientais inovadoras e fortalecer o protagonismo das favelas. Em especial, nessa edição, com o lançamento da Carta COP30 das Favelas—nosso manifesto que defende a centralidade das favelas, comunidades tradicionais e marginalizadas nas decisões globais sobre o clima—percebemos mais ainda a força da Rede Favela Sustentável como um espaço de articulação e incidência política, evidenciando que grandes soluções para a crise climática nascem nas favelas
Saiba como foi o 1º Festival Favela Sustentável (2024)
No dia 19 de outubro, a Rede Favela Sustentável realizou a primeira edição do Festival Favela Sustentável: Favela no Centro das Soluções, uma grande feira de soluções que reuniu mais de 1000 pessoas na Fundição Progresso, ao lado dos Arcos da Lapa. O evento contou com mais de 100 atividades, incluindo apresentações artísticas, oficinas para adultos e crianças, rodas de conversa, cinemateca, exposições, estandes, feira e terapias.
Foi um dia repleto de atividades e diálogos socioambientais da favela para o grande público, integrando iniciativas e vivências dos 11 eixos temáticos da RFS e abrangendo áreas como: justiça climática, educação e pesquisa socioambiental, políticas públicas participativas, cultura e memória local, soberania alimentar, saúde coletiva, economia solidária, direito ao saneamento, justiça energética, transporte justo e moradia sustentável. Cada eixo contou com atividades específicas.
Os espaços temáticos e as rodas de conversa ampliaram o conhecimento sobre sustentabilidade e saúde, com destaque para temas importantes, como os cuidados com a saúde da mulher preta e a tuberculose. Jovens e coletivos comunitários também tiveram uma experiência enriquecedora, participando de oficinas e atividades culturais que reforçaram a importância da preservação ambiental e do engajamento social.
Após o evento, analisamos as avaliações e tivemos também uma reunião de avaliação com 67 participantes, onde ouvimos as valiosas impressões que o Festival Favela Sustentável deixou. Uma experiência transformadora, marcada por trocas significativas e uma sensação potente de identidade coletiva. Muitos participantes expressaram um sentimento de renovação e gratidão pelos encontros e aprendizados gerados.
A logística do evento foi valorizada, seja pela equipe atenciosa, seja pela autogestão experiente dos 100 coletivos que realizaram as atividades de forma fluida e generosa, todos juntos gerando um ambiente de cuidado e respeito. Mesmo com o desafio da chuva, o evento teve um público de 1100 e tornou-se um marco para a cidade do Rio de Janeiro. Entrará para a agenda da RFS como uma celebração anual, a princípio sempre no sábado após o Dia das Crianças. Em 2025 a previsão já é para o dia18 de outubro!

