Rumo a Brasília pela Energia Justa

Semana Mundial da Energia 27-29 de maio de 2024 - Brasília, DF

QUEM SOMOS?

Uma delegação formada por 19 mobilizadores de favelas do Grande Rio de Janeiro, entre jovens e veteranos, e 7 aliados técnicos, integrantes da Rede Favela Sustentável que vêm pesquisando e gerando soluções energéticas nas favelas. Em 2023 publicamos a pesquisa Eficiência Energética nas Favelas, que traz à tona a injustiça energética que vivemos. A pesquisa representa uma iniciativa de geração cidadã de dados em 1200 domicílios de 15 favelas do Grande Rio. Juntas, as comunidades representadas pela delegação contam com mais de 1,2 milhões de habitantes.


O QUE VAMOS FAZER EM BRASÍLIA?

Levaremos ao conhecimento de autoridades federais os dados da pesquisa Eficiência Energética nas Favelas, junto de histórias de moradores impactados, e soluções desenvolvidas pelos próprios territórios. Realizaremos uma reunião pública no Congresso, reuniões particulares com autoridades interessadas, e participaremos da audiência pública "Transição Energética Justa: Papel Social da Energia Solar" no Dia Mundial da Energia. Assessores parlamentares, jornalistas e todos os interessados, são bem-vindos. Veja a programação completa no fim desta página.

PARCERIOS NACIONAIS

Além dos integrantes fluminenses, as seguintes organizações de atuação nacional foram fundamentais para o desenvolvimento da programação e estarão ativas durante as atividades da Semana da Energia em Brasília: Instituto Internacional Arayara, ClimaInfo, Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Instituto Clima e Sociedade (iCS), Instituto Pólis, Lemon Energy, Nordeste Potência e Revolusolar


NOSSAS PAUTAS:

1. Renovação das concessões de energia elétrica: levantaremos questões sobre o acesso e qualidade da energia que chega às favelas e a relação com as condições da renovação das concessões.

2. Tarifa social: compartilharemos como a energia elétrica tem adquirido nova centralidade nas favelas e as dificuldades geradas pela falta efetiva do acesso à uma tarifa acessível.

3. Energia solar social: entenderemos como a adoção e o acesso à energia solar nas favelas pode ser uma solução, inclusive para as questões levantadas nos outros ítens, proporcionando autonomia e sustentabilidade às comunidades enquanto contribuindo com a sociedade como um todo.


ALGUNS DADOS DA NOSSA PESQUISA

  • 55,2% das pessoas representadas na pesquisa se encontram abaixo da linha da pobreza.

  • 41,5% das famílias que ganham até meio salário mínimo ficaram, nos últimos 3 meses, mais de 24 horas sem luz.

  • 32,1%perderam eletrodomésticos por causa de falhas na rede elétrica.

  • As famílias pagam, em média, duas vezes mais do que a capacidade de pagamento

  • 31% das famílias comprometem uma parcela desproporcional do orçamento familiar com a conta de luz.

  • 69% gastariam mais com comida caso a tarifa fosse diminuída.

  • Os dados evidenciam o ‘gato’ como o único mecanismo para acessar energia entre os mais pobres. Conforme a renda aumenta, a maioria das famílias afirma não ter ‘gato’.


  • 68,7% não conhecem a Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

  • 59,55% das famílias atendem ao critério de renda para usufruir da Tarifa Social, entretanto somente 8,04% afirmaram receber o benefício.

  • 73% das famílias que ganham até meio salário mínimo afirmaram não fazer reclamações ou solicitar serviços para a concessionária. Conforme a renda aumenta, o conforto em buscar a concessionária aumenta: só 33% dos acima de quatro salários dizem não fazer reclamações à concessionária.

  • O ar condicionado é responsável por mais da metade (51,4%) do consumo de energia na amostra.

  • Entre os entrevistados, 78% sempre lembra de apagar a luz ao sair de um ambiente e 67% dá preferência a lâmpadas LED.

  • 50,6% afirmaram saber o significado da Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE). 


SOLUÇÕES

Além dos mobilizadores-pesquisadores que levantaram e apresentarão estes dados, a delegação contemplará quatro lideranças realizando soluções na ponta para os desafios mencionados.

Luis Cassiano do Teto Verde Favela trará a experiência do teto verde no Parque Arará, Zona Norte do Rio, onde a temperatura abaixo do seu teto, no verão, diverge dramaticamente dos seus vizinhos, experiência já citada em diversas televisões pelo Brasil e o mundo.

Otávio Barros da Cooperativa Vale Encantado compartilhará a experiência do biossistema responsável pelo tratamento do esgoto da comunidade, e do biodigestor que gera gás na cozinha da cooperativa.

Nill Santos emocionará com a história de sua Associação de Mulheres de Atitude e Compromisso Social, para mulheres vítimas de violência, que achou na energia solar uma forma de geração de renda e independência.

E Dinei Medina instigará, a partir de sua experiência na primeira cooperativa de energia solar em favelas do Brasil, a Revolusolar, uma compreensão do enorme potencial que a geração distribuída, realizada nas favelas, poderá acarretar para toda a sociedade.


IMPERDÍVEL! PARTICIPE!
PROGRAMAÇÃO

Participe das seguintes atividades abertas ao público. É só chegar!

  • Segunda-feira, 27 de maio
    Horário:
    9-12h
    Descrição: Lançamento da Semana Mundial da Energia—Reunião Pública no Congresso: "Justiça Energética nas Favelas: Dados e Soluções da Ponta" a mais completa apresentação dos dados, histórias e soluções a ser realizada na semana sobre o tema da injustiça energética e o complemento ideal aos tópicos que serão abordados na Audiência Pública de quarta-feira (veja abaixo).
    Local: Plenário 19 do Anexo II da Câmara dos Deputados

  • Quarta-feira, 29 de maio
    Horário:
    9-12h
    Descrição: Organizada pela Comissão
    Permanente de Minas e Energia, Audiência Pública no Congresso Nacional sobre "Transição Energética Justa: Papel Social da Energia Solar"
    Local: Plenário 14
    do Anexo II da Câmara dos Deputados

Apresentações fechadas serão realizadas também com o Ministério Minas e Energia, ANEEL, Ministério das Cidades, e com a Frente Ambientalista do Congresso Nacional. Caso tenha interesse em receber a comitiva em seu gabinete, entre em contato através do contato abaixo.

Anterior
Anterior

No CEASM, no Complexo da Maré, Exposição ‘Memória Climática das Favelas’ Dialoga com Jovens do Ecoa Maré e Preparatório da Instituição

Próximo
Próximo

Conheça a Comitiva RFS