Associação Cultural Quilombo do Camorim

Click Here for English

IniciativaAssociação Cultural Quilombo do Camorim (ACUQCA)
ContatoFacebook | Website | Email
Ano de Fundação2003
ComunidadeQuilombo do Camorim, Jacarepaguá (Zona Oeste)
MissãoReviver, preservar e promover a cultura quilombola
Eventos PúblicosOficinas de dança e capoeira, feijoadas, eventos culturais (como a festa de Dandara e Zumbi a acontecer este domingo 25 de novembro), eventos de reflorestamento e limpeza da mata, caminhadas históricas, passeios escolares e visitas ao sítio arqueológico do Engenho do Camorim.
Como ContribuirParticipando dos eventos públicos, incluindo reuniões anuais que comemoram dias importantes na história afro-brasileira nos meses de abril, maio, agosto e novembro; e conectando-se aos moradores e líderes do Quilombo para apoiar suas atividades (atualmente o Quilombo precisa de apoio para a construção de um banheiro seco, para projetar um centro cultural e desenvolver um museu a céu aberto).

Na fronteira do Parque Estadual da Pedra Branca, uma das maiores florestas urbanas do mundo e um importante local de conservação da biodiversidade, está o Quilombo do Camorim—uma comunidade de vinte famílias que autodefinem-se como descendentes de escravos africanos fugidos. Para os membros da comunidade, conexões com seus ancestrais fornecem força e inspiração. “O que me traz felicidade é resgatar, realmente, a história dos nossos antepassados, a minha história e a história da nova geração que está chegando”, diz Adilson Almeida, fundador e presidente da Associação Cultural Quilombo do Camorim (ACUQCA). Fundada em 2003, ACUQCA busca proteger o patrimônio histórico, cultural e ambiental do Quilombo do Camorim através da arte, cultura, gastronomia e ecoturismo


Continue lendo aqui >>

Anterior
Anterior

Clube de Luta do Complexo do Alemão

Próximo
Próximo

Educação Socioambiental na CDD: A EcoRede do Alfazendo