Devas – Artesãs da Maré

Click Here for English

Iniciativa: Devas – Artesãs da Maré
Contato: Facebook | Instagram | Email
Ano de Fundação: 1996
Comunidade: Nova Holanda, Complexo da Maré
Missão: Construir cidadania para mulheres vivendo em situações sociais precárias e com baixo nível educacional, através da geração de trabalho e renda, e a partir do comércio justo.
Eventos Públicos: Feira do Lavradio, Largo do Machado, Largo da Carioca, Cinelândia e Cidade Nova (em frente à Prefeitura).
Como Contribuir: Devas está procurando por pessoas que possam desenvolver seu website, montar uma loja online e ensinar os membros do grupo como usar as redes sociais para aumentar a visibilidade do projeto. São bem-vindos contatos e informações para apoiar os esforços do grupo e também para acessar o circuito do comércio justo na Europa.

Passando pelo Largo do Machado ou na Cinelândia, no Rio de Janeiro, você pode encontrar o mercado de economia solidáriaRio EcoSol. Lá, uma expositora vende roupas feitas inteiramente por mulheres de uma favela no Complexo da Maré, como parte de um programa social chamado Devas – Artesãs da Maré. “Quando você compra um produto nosso, você está colaborando para a condição de cidadania das mulheres que vêm da Nova Holanda“, diz a fundadora do projeto, Clarice Cavalcante.

O projeto Devas se iniciou há 21 anos na Nova Holanda, e foi fundado para apoiar mulheres que sofriam de estresse psicológico devido à violência, fornecendo um meio de gerar renda em um espaço de trabalho animado e saudável. Clarice, psicóloga por formação, explica que quando um tiroteio acontece, muitas pessoas sofrem consequências físicas, como hipertensão, dores de cabeça e ataques de pânico devido ao estresse psicológico. Estes efeitos físicos se tornam um empecilho para a autoconfiança e perspectivas de futuros trabalhos, que muitas vezes ainda são prejudicadas por condições de trabalho injustas, especialmente para costura, mas também para empregos de baixa renda em geral. É essa dinâmica de exclusão–a exclusão de oportunidades de trabalho saudáveis e empoderadores–que o projeto Devas pretende quebrar, sobretudo com o objetivo de criar alternativas para a exploração generalizada dos trabalhadores da indústria têxtil.

Continue lendo aqui >>

Anterior
Anterior

O Ateliê do Hadasha em Manguinhos