Projeto Inclusão: Transformando Vidas Por Meio do Amor ao Próximo, Educação, Esportes e Cultura em Éden, São João de Meriti
Iniciativa: Projeto Inclusão
Contato: Facebook | Instagram | WhatsApp +55 (21) 964686394 e 976688714
Ano de Fundação: 2014
Comunidade: Éden, São João de Meriti
Missão: Transformar vidas através do amor ao próximo, educação, esporte e cultura.
Eventos Públicos: Há uma variedade de atividades abertas ao público, como feiras de artesanato e mutirões de coleta de lixo que promovem uma comunidade limpa, sustentável e a preservação do meio ambiente. O projeto também celebra animadas festas juninas. Informações são divulgadas pelo perfil da instituição no Instagram e por grupos de WhatsApp comunitários dos quais faz parte.
Como Contribuir: Doe o seu tempo por meio de trabalho voluntário, contribua com materiais e bens de necessidade específica (como lanches para as crianças, biscoitos, material escolar e outros) ou faça doações em dinheiro.
Escondida numa rua lateral da comunidade do Éden, uma casinha azul-turquesa acolhedora, com um pequeno quintal, abriga o Projeto Inclusão. Um quadro fixado à parede destaca a variedade de atividades e recursos oferecidos à comunidade: de xadrez à poesia, de literatura ao futebol. Entre as atividades estão o atendimento terapêutico, com psicólogo, neuropsicopedagoga e fonoaudióloga para as pessoas da comunidade, auxiliando na aprendizagem, traumas e vivências. Em parceria com a Gerando Falcões oferecem empregabilidade e renda com cursos para a comunidade. Muitas famílias desse bairro de São João de Meriti, município da Baixada Fluminense, conseguem arcar apenas com o básico para suprir suas necessidades fundamentais. Por meio de parcerias com outras organizações, instituições e apoiadores privados, o Projeto Inclusão atua para preencher essas lacunas, oferecendo acesso, acolhimento e oportunidades à comunidade.
Como Tudo Começou: Origens e Filosofia Pedagógica
O Projeto Inclusão vem fortalecendo e ampliando a sociabilidade, o autoconhecimento e a autonomia dos moradores do Éden desde 2014. Atuando em defesa da equidade, em especial para crianças e jovens, a iniciativa desenvolve maneiras criativas e inteligentes de promover a educação e fomentar o conhecimento na comunidade.
“É um espaço onde [os moradores] podem entrar, vir e ficar… se sentem em casa. O propósito é esse mesmo, eles se sentirem em casa, mesmo, acolhidos de verdade.” — Élida Nascimento
Fundado pela pedagoga Élida Nascimento e seu marido, Marcos Antônio Júnior, o Projeto Inclusão sempre teve a educação como eixo principal. Na época em que trabalhava em uma escola, Élida percebeu que muitos de seus alunos enfrentavam dificuldades no aprendizado—alguns, inclusive, já haviam repetido várias séries ainda muito pequenos. A falta de motivação e de alegria das crianças no ato de aprender era o que deixava Élida mais aflita. Foi sua busca pelas causas mais profundas desses desafios que deu origem ao Projeto Inclusão.
A princípio, Élida e Marcos não tinham a intenção de fundar uma instituição. A ideia foi ganhando forma à medida que percebiam que o reforço educacional não formal conduzia a melhores resultados escolares, mais alegria no aprendizado e transformações sociais. O que começou como uma pequena iniciativa para ajudar um grupo de dez crianças cresceu rapidamente, com outro grupo surgindo logo em seguida.
Desde o primeiro curso, em 2014, voltado à alfabetização de dez crianças, Élida se empenha em adotar uma abordagem diferente dos métodos tradicionais da educação formal. Um dos pilares da metodologia do Projeto Inclusão é criar conteúdos a partir das vivências das crianças e destacar as conexões entre os temas curriculares e sua relevância no cotidiano dos alunos. A proposta também enfatiza o reconhecimento e o desenvolvimento do que Élida chama de “inteligências múltiplas”, incentivando as crianças a descobrirem suas próprias habilidades e talentos, em vez de se compararem constantemente com os outros.