Saiu no The Guardian—‘Hell de Janeiro’: Calor Escaldante Chama Atenção para a Gritante Desigualdade no Brasil

Leia a matéria original por Constance Malleret, em inglês, no The Guardian aqui. O RioOnWatch traduz matérias do inglês para que brasileiros possam ter acesso e acompanhar temas ou análises cobertos fora do país que nem sempre são cobertos no Brasil.

“A realidade de uma onda de calor durante a semana não são as imagens de praias lotadas… A realidade de uma onda de calor são ônibus lotados com ar condicionado quebrado, escolas públicas sem ar condicionado ou ventilador funcionando. Essa é a realidade da injustiça climática”, disse Marina Marçal, especialista em política climática que tem aconselhado o governo brasileiro sobre como abordar esta desigualdade nas suas agendas climáticas e urbanas.

“As autoridades públicas não olham [para nós], não há nenhum esforço para melhorar as coisas.” — Luis Cassiano Silva

O calor opressivo da favela sempre incomodou o homem de 54 anos, que antes morava em áreas mais arborizadas e tem tendência a suar excessivamente. Há 12 anos, ele decidiu amenizar sozinho o problema e criou um telhado verde em sua casa, trabalhando com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro para projetar um protótipo que funcionasse em construções mais precárias.

Por Constance Malleret e Foto por Silvia Izquierdo/AP

Próximo
Próximo

Repórter Brasil Tarde, TV Brasil - Lançamento do Relatório de Eficiência Energética nas Favelas