Exposição de Memória Climática das Favelas

Sábado, 17 de junho, das 9h às 17h na Vila Autódromo/Museu das Remoções.

Participe do tão esperado lançamento da Exposição de Memória Climática das Favelas!. Uma atividade imperdível da Rede Favela Sustentável!

Circuito expositivo de dia inteiro, na Vila Autódromo/Museu das Remoções, este sábado, 17 de junho, das 9h às 17h. Todo o conteúdo exposto tem como fonte os depoimentos de moradores, realizados durante cinco dias de rodas de conversa sobre o tema na Maré, Rocinha, Antares, Pavão-Pavãozinho/Cantagalo e Vidigal, entre janeiro e março deste ano.

O evento contará com:

  1. Banners de apresentação das rodas de memória em cada museu;

  2. Exibição de vídeos que documentam as reflexões dos moradores sobre mudanças climáticas, a relação de suas comunidades com a natureza, como tudo isso dialoga com o direito à moradia e soluções encontradas pelos moradores para estes desafios;

  3. Uma extensa linha do tempo com acontecimentos marcantes mencionados nas rodas, da história das favelas; 

  4. Poço das memórias dos territórios;

  5. Mapa interativo com experiência cartográfica afetiva e

  6. Esquete teatral e roda de conversa.

O projeto vem sendo desenvolvido pela RFS desde 2020, e a pesquisa em rodas e exposição vêm sendo planejadas desde o ano passado. Neste ano, o Museu da Maré, Museu Sankofa/Rocinha, Núcleo de Orientação e Pesquisa de Santa Cruz, Museu de Favela/PPG e Núcleo de Memórias do Vidigal organizaram lindas e importantes rodas de conversa e elaboração da exposição. Agora é hora de se integrar a este rico trabalho, conhecer o resultado de todo esse processo e estarmos juntos presencialmente, para refletirmos sobre o repertório de vivências faveladas e celebrarmos conquistas, como a própria exposição. 

Indique sua participação na exposição através do e-mail rede@favelasustentável.org.

Pedimos que chegue às 9h pois a programação dura o dia todo e se várias pessoas atrasam, afetará a programação para todos. Também pedimos que traga uma caneca reutilizável e talheres num estojo ou paninho. Pois será um grande evento e contamos com todos para gerarmos o mínimo de resíduos possível.

Anterior
Anterior

1ª Roda de Memória Climática das Favelas no Museu da Maré: ‘A Palafita [foi] uma Estratégia de Sobrevivência, Um Saber’

Próximo
Próximo

1º Intercâmbio Nacional da Rede Favela Sustentável: Tecendo Sustentabilidade e Ampliando Saberes, com Favelas, Quilombos e Aldeias