O 13º Festival Filmambiente Começou!
Este ano o festival carioca acontece entre 22 e 30 de agosto, em parceria com a Rede Favela Sustentável.
Datas-chave:
Abertura: dia 22 de agosto | 19 horas | Cinesystem Botafogo (Praia de Botafogo 316 (ex-Espaço Itaú de Cinema)
Premiação: dia 27 de agosto | 21 horas | Cinesystem Botafogo (Praia de Botafogo 316 (ex-Espaço Itaú de Cinema)
Nosso Evento: dia 30 de agosto | 15 horas | Arena Dicró: Mesa de Saberes e Sabores da Rede Favela Sustentável, com apresentações de 10 lideranças na área da sobre soberania e segurança alimentar das favelas
Acompanhe o Festival Filmambiente e a nossa parceria através das nossas redes sociais.Assista e compartilhe aos nossos materiais e vídeos que saíram em colaboração com o festival clicando aqui, aqui e aqui.
A Rede Favela Sustentável Está no Festival Filmambiente!
Dentro da programação deste ano, o tema da soberania alimentar, que envolve a autonomia alimentar nas comunidades, ganha espaço na mesa “Agroecologia, Soberania Alimentar e Cozinhas Solidárias em Favelas”, promovida pela Rede Favela Sustentável, com 10 projetos inspiradores do Grande Rio dialogando sobre suas práticas.
Será um lindo encontro a ser realizado no dia 30 de agosto, às 15h, na Arena Cultural Dicró, Parque Ary Barroso (Penha).
Você é nosso convidado especial para um evento transformador, repleto de aprendizados e troca de afetos, com convidados que são verdadeiras referências locais e fluminenses.
Contaremos com falas inspiradoras de: Roberto Fonseca (Horto Natureza), Luis Cassiano (Teto Verde Favela/Parque Arará), Evânia de Paula (O Design e O Bem Viver/Vidigal), Ana Santos (CEM/Complexo da Penha), Silvania da Silva (Erveiras e Erveiros do Salgueiro), Valdirene Militão (Fiocruz FMA e Projeto Ricardo Barriga/Complexo da Maré), Claudia Queiroga (Gastromotiva/Engenho da Rainha), Anna Paula Salles (A.M.I.G.A.S. Itaguaí), Aparecida Passos (Instituto Mãos à Obra/Mesquita), e Rayanne Felix e Patrícia Ramalho (Maré de Sabores/Eixo de Saúde do Redes da Maré).
Teremos três mesas fascinantes abordando temas essenciais como água, solo, plantio e hortas comunitárias, agroecologia, ervas e matos comestíveis, cozinha afetiva, agroecologia e mais!
Este é um encontro único para celebrar o “nós por nós” que impulsiona a segurança e soberania alimentar nas favelas do Grande Rio.
Venha se inspirar, aprender e compartilhar com a gente! Esperamos por você!
Caso tenha interesse no auxílio-transporte, se inscreva aqui
E mais...
Para nos inspirarmos ainda mais neste momento, te convidamos a assistir o vídeo sobre a emocionante Roda de Memória Climática do Complexo da Penha, realizada em maio no mesmo espaço, a Arena Dicró e Parque Ary Barroso. Nesse dia, moradores e lideranças da comunidade se reuniram para compartilhar e registrar experiências e saberes, em conversas que abordaram a ocupação e a história do Complexo, o impacto das mudanças climáticas, o direito à moradia e as soluções locais. O encontro foi encerrado no Santuário da Penha, proporcionando uma reflexão coletiva sobre a memória local e acompanhada de um belo pôr do sol.
“Nossa luta é por uma árvore em pé, uma casa digna, e uma comida no prato!” — Ana Santos (Centro de Integração da Serra da Misericórdia, ou CEM)
Essa e muitas outras falas inspiradoras estão presentes no vídeo “Mergulho na Memória Climática do Complexo da Penha", que lançamos hoje no canal da Rede Favela Sustentável: