Vai na Web: Empoderamento Através da Programação nos Prazeres e Alemão

Click Here for English

Iniciativa: Vai na Web
Contato:
Website | Facebook | Instagram | Email
Ano de Fundação: 2017
Comunidade:
Morro dos Prazeres (Centro) e Complexo do Alemão (Zona Norte)
Missão:
Promover a melhoria da comunidade através da prosperidade socialmente justa.
Eventos Públicos: Plataformas na Web e em aplicativos centrados na educação, no financiamento de projetos sociais e na articulação de ativistas apoiadores.
Como Contribuir:
Voluntariar-se e doar para a organização, contratar um profissional formado pelo programa ou patrocinar um possível aluno.

O Morro dos Prazeres e o Complexo do Alemão exemplificam as muitas diferenças geográficas, demográficas, econômicas e culturais entre as numerosas favelas cariocas. Construído em uma encosta, com ângulo de 55 graus, do bairro de Santa Teresa, o Morro dos Prazeres—que abriga aproximadamente 10.000 habitantes, segundo os moradores—tem poucas ruas formais e está entre as áreas urbanizadas situadas nas maiores altitudes do Rio. Apesar da proximidade geográfica do bairro com o Centro do Rio, os moradores dos Prazeres relatam acesso precário a empregos estáveis, um cenário agravado pelo relativamente limitado comércio local e acesso ao transporte público, na área.

Enquanto isso, na Zona Norte do Rio, o Complexo do Alemão é um complexo de 17 favelas que abriga mais de 150.000 habitantes, segundo organizações locais (em comparação com dados do censo que apontam a população em 70.000). Embora vários morros proeminentes estejam sob as áreas do Alemão, grande parte do território é plano. Com uma economia local vibrante e diversificada, o Alemão se parece com uma cidade dentro de uma cidade. Sua localização na Zona Norte, em grande parte residencial e de classe média baixa, no entanto, coloca os moradores à distância de muitas oportunidades de carreira com maior potencial de ganhos e centros de formação.

Trabalhando no contexto dessas duas favelas muito diferentes, uma organização engenhosa e florescente começou a causar impacto na vida de centenas de famílias. Essa organização, Vai na Web, realiza programas de nove meses de duração que oferecem aos jovens locais capacitações valiosas em termos de carreira em ciência da computação, finanças e comunicações—campos que a organização identificou que carecem de novos profissionais.

Continue lendo aqui >>

Anterior
Anterior

Lata Doida: Ritmo e Reciclagem em Realengo

Próximo
Próximo

O Ecomuseu de Sepetiba