RFS e ComCat na COP30

A ComCat (Comunidades Catalisadoras) e nossos parceiros comunitários das favelas do Rio de Janeiro estarão entre as milhares de organizações na cidade de Belém na próxima semana, com o objetivo de influenciar o resultado da COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.

Entre as nossas atividades, iremos recolher assinaturas, apresentar e entregar a nossa Carta Aberta de Favelas, Comunidades Tradicionais e Marginalizadas de Todo o Mundo para as Autoridades Globais Presentes na COP30.

Acesse a Agenda das Nossas Ações na COP no Google

A Carta COP30 das Favelas, com mais de 650 assinaturas—entre elas 456 indivíduos e 186 organizações de 21 estados brasileiros em todas as regiões do país, e 27 países (África do Sul, Alemanha, Áustria, Bangladesh, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Equador, Egito, Espanha, Estados Unidos, Filipinas, França, Índia, Líbano, México, Paquistão, Peru, Porto Rico, Quênia, Reino Unido, Sérvia, Suíça e Venezuela)—foi lançada em coletiva de imprensa durante o 2º Festival Favela Sustentável.

Os signatários institucionais variam de centenas de grupos de base nas favelas do Brasil a grupos internacionais de defesa do direito à moradia, como o Slum Dwellers International (SDI), com sede no Quênia, o International Center for Community Land Trusts, com sede nos EUA, o Institute of Wellbeing, em Bangladesh, e o urbaMonde, na Suíça.

Acompanhe As Atualizações Diárias

Na COP30, apresentaremos formalmente a carta no sábado, 15 de novembro, às 18h, no "Círculo dos Povos" da Green Zone, para aqueles que puderem participar. O espaço do evento é organizado pelo Ministério das Cidades do Brasil.

Às 17h do dia 13, mediaremos um debate sobre a importância dos dados gerados nas favelas com os parceiros TETO e Decodifica, em um espaço da Green Zone oferecido pelo Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Já no dia 18, às 15h, na Zona Azul, um ensaio sobre as lições para as cidades a partir da nossa pesquisa "Memória Climática das Favelas" fará parte do lançamento do relatório GEO BRASIL 2025 – Uma Perspectiva Ambiental do Brasil, do Ministério das Cidades.

Por fim, apresentaremos a carta na televisão nacional e individualmente aos líderes brasileiros e globais na Blue Zone da COP30 (onde as autoridades se reúnem).

Leia a Carta em Português
Lisez la Lettre en Français
Read the Letter in English
Lea la Carta en Español
Assine a Carta
Signez la Lettre
Sign the Letter
Firma la Carta
Próximo
Próximo

Leia e Divulgue a Carta COP30 das Favelas